Filho da Yalorixá e Rainha D. Elda Viana, desde criança, sempre esteve presente a todas as atividades religiosas e culturais desenvolvidas dentro da Nação do Maracatu Porto Rico, vivendo dia a dia o exercício do aprendizado.
Em 1987 passou a ser o contra-mestre dos batuquerios.
Em 1990 viajou com a Nação Porto Rico para Itália, Bélgica, Espanha, Alemanha e França. Através dessa turnê passou a ser reconhecido como Mestre.
Já na Alemanha fez sua primeira Oficina, para grupos em Berlim e Colônia.
Em 1999 ministrou Oficina de 01 mês a Leuri Cout (PHD em música e diretor do Centro de Música da Universidade da Florida).
Em 2000 produziu o 1º CD do Porto Rico (No Baque das Ondas), com 14 faixas e uma multimídia através do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado.
Em 2002 participou do Mercado Cultural e Conferência Nacional de Cultura (SP).
Em 2003, através da Produções e Arte, participou do “Projeto Maracatu de Pernambuco”, realizou oficinas em São Paulo (Lar de Icaro e Casa da cultura), Rio de Janeiro (Fundição e Rio Maracatu) e Brasília (UFDF). Também em 2003 participou do Fórum cultural Mundial realizado em Salvador.
Em 2004 com seus 98 batuqueiros foi o batuque nota 10 no Carnaval de Pernambuco, formou grupo escolhido dentro das Oficinas realizadas na Sede do Porto Rico para participação com Nana Vasconcelos no encerramento do Festival de Arte de Aracaju.
Em 2009 gravou seu segundo CD ao vivo com o titulo A Noite do Dênde, com loas inéditas e a participação da rainha e yalorixa Elda Viana gravado na terça negra em Recife/PE produzido pelo mestre Shacon Viana.
Nos últimos anos, desenvolve sua metodologia de ensino através do híbrido entre candomblé (religiosidade) e maracatu (compromisso) na Sede da Nação Porto Rico, onde Mestre Shacon já iniciou mais de 500 oficineiros pelo Brasil e exterior.
OS REIS
A rainha da Nação de Maracatu Porto Rico, Elda Viana e seu Rei Riva, foram os ultimos coroados dentro da igreja católica como no passado eram feita a coroação do rei de congo, prática implantada no Brasil supostamente pelos portugueses e, por conseqüência, permitidas pelos senhores de escravos.
RAINHA “YALORIXÁ” ELDA IVO VIANA
ELDA IVO VIANA, mulher guerreira, mãe amiga, nasceu no bairro da Mangabeira Casa Amarela, vindo de família religiosa da igreja Assembléia de Deus. Aos 17 anos, no Rio de Janeiro, já casada, conheceu a religiosidade afro descendente, primeiro a umbanda, depois o candomblé, mais a frente conheceu o Nagô, Angola e por último Gegê, onde se encontra até hoje, há mais de 40 anos.
Mãe de 4 filhos, biologicamente falando, porque dentro da nação criou dezenas, funcionária pública aposentada, professora e responsável pela alfabetização de muitas crianças do bairro. Já trabalhou muito para chegar aonde chegou e hoje dedica toda sua vida ao social tentando mostrar que através da arte e cultura podemos ter um mundo melhor.
♚
A cerimônia foi realizada pelo cônego Miguel Calvalcante, em 8 de outubro de 1980, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, do Bairro São José Recife, PE.
REI “TATA” RIVA DE OSÚN
Rei coroado do Maracatu Naçao Porto Rico natural de Pernambuco uma linda cidade cheia de tradiçao, religião e cultura durante tempos de convivencia na sua vida em sua religiao aprendeu admirar as maravilhas da natureza ligada aos Nkises “Orisás”.
É um Zelador de Santo que reza muito pela unificação das religiões, pela
paz no mundo e pelo bem estar daqueles que procuram a religiosidade.
vem crescendo e
gostando da vida espiritual aonde se encontra realizado com
muito axé e orgulho no Abassá Omim Axé de Dandalunda sendo filho do Tata Moacir de Angola.
Uma religião seja qual for é baseada, fundamentada em um princípio essencial: a FÉ. Sem FÉ não há religiosidade, e sem religiosidade não há religião.
http://nacaoportorico.maracatu.org.br